Luiz Antônio Viana

Textos e reflexões sobre sociedade, cultura e arte

Textos

BR: a marca que exprime qualidade

Até há pouco tempo, a marca BR, da Petrobrás Distribuidora, tinha como principal apelo a sua brasilidade, expressa na sigla e nas cores de sua bandeira. O contraste era ainda maior pelo fato de suas grandes concorrentes serem todas estrangeiras. Abastecer o carro num posto BR era algo como um gesto cívico, uma reafirmação da nacionalidade.

Mas o mundo mudou, e o Brasil também. Pesquisas recentes demonstraram que, apesar de ainda relacionarem a marca ao País, os consumidores brasileiros desenvolveram um maior senso crítico e, em conseqüência, aprimoraram sua noção de valor, tornando-se mais exigentes quanto aos produtos e serviços que compram. Isto só fez aumentar a responsabilidade da Empresa que tem como marca a própria sigla do País, nas cores predominantes de sua bandeira. E a BR correspondeu plenamente, identificando-se com a brasilidade e algo mais: a excelência de seus produtos e serviços. Afinal, quem traz no nome essa marca não pode fazer por menos.

Aliás, qualquer empresa que se chame Petrobrás tem sempre um desafio pela frente: justificar seu próprio nome, que evoca momentos marcantes da História de nosso País, não de um ufanismo vazio, mas de um justo orgulho pela construção de uma empresa que hoje se inscreve entre as maiores do mundo. Temos a imensa responsabilidade de manter e expandir o significado da Petrobrás para o imaginário brasileiro. Quanto mais o mundo se globaliza e quanto mais o consumidor se torna consciente, mais cresce o desafio da BR.

CONSUMIDOR CONSCIENTE

Alguns fatores foram relevantes para o fortalecimento da nova consciência do consumidor. Um deles foi a velocidade da informação. O consumidor passou a ter maior número de opções e, em decorrência, maior possibilidade de comparar os custos e os benefícios.

Nos últimos anos, a estabilização da economia e a manutenção de baixas taxas de inflação tornaram visível a relatividade dos preços. O cidadão pode, facilmente, usar como referência, por exemplo, o custo de um cafezinho ou de um pão. Evidentemente, esse tipo de comparação passou a ser feito também nos postos de gasolina.

A esta altura vale a pena ressaltar que falamos aqui de um mercado normal, e não de um ambiente de sonegação de tributos ou de adulteração de produtos, que possibilitam uma competição de preço distorcida e criminosa. Estamos falando de um mercado competitivo, em que atendimento é um valor agregado.

Criou-se, então, um consumidor exigente, consciente do valor da moeda, que passou a buscar diferenciais dentro de tudo o que o mercado oferece. E esse consumidor quer qualidade, que ele pode identificar facilmente no nome e na marca que já conhece há muitos anos. O mundo globalizou-se e o consumidor quer sempre mais pelo tanto que paga por este ou aquele produto ou serviço. A BR estava pronta para atuar no novo cenário e continuou a merecer a preferência dos consumidores, graças à qualidade de seus produtos e seus serviços.

ATENDIMENTO

Não por acaso a BR é líder de mercado. Tendo por base essa filosofia e os conceitos que dela derivam, podemos garantir que a rede busca, cada vez mais, oferecer a seus consumidores, um atendimento de alta qualidade, desde a bomba de combustível até a loja de conveniência, passando por serviços como lavagem e lubrificação. O objetivo é fazer dos postos estações de serviços completas. Nosso novo lema, lançado ao final do ano passado, denota a preocupação com o consumidor e a satisfação de suas necessidades, não só no que diz respeito diretamente no atendimento a um motorista.

Atendemos a um consumidor, um cidadão, uma pessoa que há muito aprendeu a ler todos os significados contidos em apenas duas letras.

Afinal, nosso slogan promete isso e nós vamos cumpri-lo: BR, nós cuidamos de você.

 
Artigo originalmente publicado em Jornal do Commércio, 21-22/04/2000

Conteúdo

Artigos publicados na imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo, no Valor Econômico, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Jormal do Commercio, e nas revistas Exame e Bravo, dentre outras.

 

Termos de uso  •  Contato