Não havia até hoje no Brasil levantamento amplo sobre a iconografia de nossas principais ou mais antigas cidades, uma espantosa riqueza produzida por pintores, desenhistas, cartógrafos e cientistas que aqui estiveram a partir do século XVI.
A cidade do Rio de Janeiro, seja pelo significado de sua história política ou pela celebridade de sua natureza, foi sempre a mais destacada protagonista deste acervo iconográfico. Não é surpresa, assim, que notáveis coleções estrangeiras, como por exemplo a Biblioteca Brasiliana Robert Bosch, na Alemanha, desde há muito tenham sido atraídas pelo tema.
Importantes estudiosos dedicaram-se a investigar a memória iconográfica do Rio de Janeiro, que, sob muitos aspectos, é o próprio registro da formação do Brasil como nação. Em determinados momentos estes estudos obtiveram amplo reconhecimento e foram incentivados pelo poder público, como aconteceu na década de 1960, sobretudo durante a comemoração do quarto centenário da cidade. Não possuíamos, entretanto, qualquer inventário sistemático e analítico sobre o assunto, não obstante sua evidente e imperativa necessidade.
Gilberto Ferrez, autor de notável conjunto de livros sobre arte, história, fotografia, arquitetura e urbanismo, há mais de meio século percebeu a importância de se estruturar um estudo completo sobre a iconografia carioca. Tomou a si essa tarefa gigantesca, que teria de desdobrar-se por décadas de esforço e pesquisa, e foi vitorioso ao concluir uma obra maravilhosa. Quando ela nos foi apresentada, tornou-se claro que seria um dever da BR Distribuidora, como empresa socialmente responsável, apoiar sua publicação.
Incluindo a catalogação e a análise de cerca de 4.500 obras de arte, de autoria de mais de 450 artistas ativos no período compreendido entre os séculos XVI e XIX, trata-se de uma realização singular sob todos os aspectos. Infelizmente, Gilberto Ferrez morreu sem ver o livro publicado. Seu trabalho, até então inédito, é agora [dezembro de 2000] apresentado ao público como uma merecida homenagem póstuma a quem tanto fez pelo desenvolvimento de nossa cultura.
Prefácio de Luiz Antônio Viana publicado em FERREZ, Gilberto. Iconografia do Rio de Janeiro: Catálogo Analítico 1530-1890, 2 volumes, Casa Jorge Editorial, Rio de Janeiro, 2000, p. 5.
Copyright © 2004-2019. Todos os direitos reservados.